Você sabe o que é Coworking? É um movimento global que está reinventando a forma com a qual empresas, equipes e profissionais trabalham, compartilham, se relacionam e criam oportunidades de negócios.
Tudo começou em 2005, em São Francisco, com Brad Neuberg. Ele herdou o termo já criado em 1999 por Bernie de Koven, um designer de games. Bernie criou a expressão para descrever um espaço digital — uma espécie de "extensão do trabalho no ambiente online".
Anos depois, Neuberg e mais dois empreendedores criaram em San Francisco, Califórnia, o primeiro espaço de coworking como o que se conhece hoje. O conceito já não se encaixava tão bem com a realidade do espaço, então a adaptação foi feita para "espaço físico colaborativo".
O termo teve que se adaptar porque os empreendedores começaram a migrar do mundo virtual e passaram para o espaço físico. A ideia era realmente abrir as portas para outras pessoas que precisavam de um lugar para trabalhar e executar suas atividades com mais liberdade, criatividade e eficiência.
Mais do que isso, os empresários tinham o objetivo de estabelecer interações e o compartilhamento de experiências, gerando oportunidades de negócios. O modelo deu certo na época e não para de expandir!
Com isso, surgiu o termo coworking da forma como conhecemos hoje. Ele define um local de trabalho para as mais diversas empresas e profissionais, projetado para possibilitar um ambiente produtivo, inovador e colaborativo.
O que é coworking hoje? Esses locais transformaram-se em espaços de interação, ideias e compartilhamento. Em tempos de mudanças muito rápidas, eles chegaram para revolucionar e reinventar o universo do trabalho. Isso significa que quem está dentro de um coworking passa a fazer parte de uma comunidade.
Uma das ideias do coworking é a otimização de espaço. Então, não importa se você é uma empresa ou um profissional independente; se você precisa ocupar escritórios compartilhados, escritórios privativos ou salas de reuniões: o coworking é para você. Você pode pagar uma mensalidade ou, então, custear apenas o tempo em que utiliza o espaço.
No Woba, são mais de 800 espaços em todo país, ou seja, tem para todos gostos, estilos e bolsos. É assim, super flexível!
Dentro do escritório compartilhado você tem a oportunidade de se relacionar com outros profissionais e, assim, gerar oportunidades de negócios. Por exemplo, um empreendedor que está fundando sua startup ou está com uma ideia para pivotar; ou um empresário com grande experiência de mercado.
Ao estar nos ambientes flexíveis, você terá a oportunidade de fazer networking, gerar negócios, compartilhar ideias e ouvir o que outras pessoas têm a dizer. Simples assim!
Os espaços também são perfeitos para você se reunir com clientes e com outros parceiros de negócios — seja em escritórios privativos ou salas de reuniões; ou em espaços mais informais e descontraídos.
As reuniões e os alinhamentos, claro, também valem para as equipes, uma vez que os coworkings são projetados para que os negócios fluam de forma prática, rápida e eficaz. No Woba, inclusive, você pode fazer um teste gratuito com seu time
Confira como é a experiência de quem utiliza coworking diariamente por meio da Woba.
Em um coworking, você encontra uma estrutura bem planejada e pensada para o trabalho autônomo ou coletivo, entre equipes e até mesmo entre empresas.
É um ambiente onde você tem a oportunidade de criar, manter e aumentar o networking com pessoas de diversas áreas e estilos. É um local perfeito para aperfeiçoar a sua produtividade, uma vez que os ambientes são propícios para isso. E tudo isso de uma maneira mais sustentável e econômica!
Além dos espaços compartilhados, os coworkings também contam com escritórios privativos e salas de reuniões, com uma infraestrutura adequada para o seu trabalho ou para que você receba seus clientes e parceiros de negócios.
Além da ajuda com os recados, seja por um serviço do próprio espaço ou um escritório virtual, onde a gestão das ligações e correspondências deixam de ser uma preocupação sua. Ou seja, o suporte eficaz é 100% garantido!
Dentro de um coworking você pode criar diversas oportunidades de encontrar um cliente, seu futuro sócio ou até mesmo um negócio dos sonhos. Se misture com as pessoas, participe dos eventos dos espaços e dê uma volta para falar sobre outras coisas. Faça cursos, faça uma pausa para um café e não deixe de curtir o happy hour.
Fale com as pessoas sobre o seu projeto, ouça o que elas têm a dizer e esteja sempre aberto. Faça e mantenha relações no ambiente de trabalho. Isso fará com que as pessoas te conheçam e saibam do seu trabalho. Nada melhor do que uma boa vitrine, não é mesmo?
Para que você consiga interagir e ser altamente produtivo, fuja do isolamento do home office. Isso também significa se livrar das grandes distrações que ele pode oferecer. É bem difícil que as pessoas entendam que você não está disponível só porque está trabalhando em casa. É complicado também, às vezes, para o nosso cérebro perceber isso.
Muitas vezes quando estamos em casa, por exemplo, nos pegamos pensando nas tarefas domésticas. Nos coworkings você não tem esse problema. Afinal de contas, os espaços são totalmente projetados para você desenvolver suas atividades em alta performance.
Já que falamos sobre produtividade nos escritórios compartilhados, também é importante destacar que vai ser quase impossível não ter foco. É claro que todo ambiente tem algumas distrações e todos eles vão exigir disciplina.
No entanto, nesses espaços é bem mais fácil manter uma rotina e ter seus objetivos mais claros e sempre em mente. Procure em um coworking inspiração para trabalhar, pessoas com quem você possa dividir as dificuldades e, assim, você manterá o foco que precisa.
Além das inúmeras possibilidades de conexões e estrutura, o coworking tem uma grande vantagem em relação aos escritórios convencionais: o preço. Ter um escritório próprio é muito caro e os escritórios compartilhados são muito mais baratos.
Dependendo do quanto a sua empresa fatura fica completamente inviável escolher a opção tradicional. Você gasta com móveis, limpeza, aluguel, energia, secretárias e muito mais. Ou seja, faz muito mais sentido investir esse dinheiro na própria empresa, não acha?
A Woba é a maior plataforma de escritórios compartilhados do país. Atualmente, +2,000 espaços de trabalho, espalhados em cerca de 160 cidades brasileiras.
Nossa missão é encontrar o espaço ideal de trabalho para a sua empresa — independentemente se ela é uma pequena, média ou grande organização.
O nosso propósito, por sua vez, é permitir que empresas e pessoas trabalhem com mais liberdade e, consequentemente, felicidade.
Para se ter uma ideia mais concreta sobre os coworkings da rede, contamos com escritórios compartilhados em cidades como:
Obviamente, também temos espaços em muitas outras cidades — como dissemos, estamos em 160 municípios de todo país.
Com a tecnologia, as novas formas e os espaços de trabalho (como os próprios coworkings) avançaram e se reinventaram de uma maneira cada vez mais rápida (e a pandemia da Covid-19, particularmente, apenas acelerou esse processo).
Agora, mais do que nunca, é preciso ter mobilidade, flexibilidade e redução de custos. O próprio coworking está evoluindo nesse sentido e aparece como uma opção perfeita para o Anywhere Office.
O conceito de Anywhere Office nada mais é do que o trabalho em qualquer lugar. Com a crise causada pelo coronavírus, a maioria das empresas percebeu que é possível ter sucesso com o trabalho remoto.
Dessa forma, a tendência é que as pessoas não fiquem presas em um único espaço de trabalho. Os funcionários querem e precisam de liberdade de escolha para serem mais criativos e produtivos.
Claro que é uma escolha que vem com muita responsabilidade. Por essas e outras, a Woba oferece soluções como o plano mobilidade (além de outros, como as salas privativas dentro dos coworkings e o escritório sob medida e exclusivo — o Built to Suit).
Com o plano mobilidade, por exemplo, as equipes poderão adotar adotar o trabalho distribuído. Por meio desse modelo, é possível trabalhar ao mesmo tempo no home office, no coworking e no escritório tradicional (ou em outro local em que o profissional esteja à vontade).
O coworking faz parte de um movimento que abre caminho para o futuro do trabalho — inclusive está totalmente ligado às novas tendências, como o Anywhere Office (ou trabalho de qualquer lugar).
Com a pandemia, os escritórios tiveram de se adaptar ao modelo conhecido como o “novo normal”. Nele, os gestores dos coworkings tiveram de adotar medidas como o distanciamento social e a desinfecção de objetos e superfícies.
Para ajudar nessa nova realidade, a Woba, em parceria com a Sercon (uma empresa que é referência em Saúde e Segurança no Trabalho), criou o Selo do Escritório Mais Seguro. Para obter a certificação, é preciso que os coworkings adotem as boas práticas recomendadas pelos governos e órgãos de saúde, a fim de oferecer um espaço de trabalho mais seguro para as pessoas.
Com esse tipo de medida, as pessoas podem ficar mais tranquilas para se concentrar naquilo que importa de fato: o trabalho, a colaboração, a inovação, a criatividade e a cocriação, que se tornem essenciais para concretizar o futuro do trabalho que, na verdade, está acontecendo agora. Por essas e outras, vale a pena conferir o vídeo sobre o futuro do trabalho. Confira abaixo!
Se você chegou até aqui, já pensou que vale muito a pena aderir a esse novo modelo de trabalho.